DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES TELEFÔNICOS


Hoje em dia, 40% das tentativas de fraudes no Brasil são realizadas através do telefone, segundo pesquisas.
O telefone, normalmente, é o objeto escolhido pelos criminosos por se tratar de um meio intermediário entre o fraudador e a vítima, sendo assim, a pessoa que tenta aplicar o golpe não fica em contato direto com a vítima (físico e visual), tornando mais fácil a elaboração da fraude e, consequentemente, o convencimento da vítima de que se trata de uma história verídica.
E atenção: os idosos são os alvos preferidos. Entenda:

Segundo estudos realizados, a partir de certa idade, a pessoa deixa de prestar atenção à sinais de desonestidade, tornando-se mais vulnerável do que pessoas mais jovens.
Isso acontece por que o cérebro não tem mais uma boa capacidade de interpretar sinais de perigo, o que influencia, em particular, a nossa capacidade de distinguir entre pessoas sinceras e pessoas mal intencionadas.

Portanto, preste bem atenção nas dicas a seguir e fique sempre ligado a qualquer suspeita.

1. Desligue imediatamente caso receba uma ligação de um desconhecido dizendo ser de uma empresa ou órgão governamental solicitando dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão de crédito.

2. Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.

3. Não ligue de volta para um número suspeito, pois se for alguma fraude, você poderá mostrar que é vulnerável a golpes ao retornar à ligação.

4. Caso receba uma chamada de telemarketing em um horário inadequado, verifique com o PROCON de seu Estado se é possível denunciar. Boa parte dos Estados brasileiros já possuem regulamentação contra isso.

5. Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em perigo, dando detalhes da pessoa, o ideal é manter a calma e, antes de qualquer atitude, telefonar para a pessoa que te disseram que está em risco para saber se é verídico. Se parecer real, acione polícia antes de tomar qualquer outra atitude.

* Mesmo que no calor do momento, jamais deixe escapar dados pessoas sobre a suposta vítima do sequestro, como o nome ou apelido, pois os marginais tentam exatamente isso, colher informações da vítima a fim de fazer com que a história pareça verídica.

6. Caso receba ameaças constantes no telefone fixo, com detalhes de sua vida pessoal, o ideal é fazer um boletim de ocorrência e solicitar a mudança do número da linha junto à operadora telefônica.

7. Existem aplicativos gratuitos para bloquear chamadas suspeitas no seu smartphone, como o "Truecaller", "Bloqueador de Chamada", "Whoscall" e o "Whitepages" , apps gratuitos que identificam possíveis ligações inconvenientes ou de extorsão. Com um app desse tipo, é possível bloquear as ligações e denunciar o número para que outras pessoas também não sejam incomodadas. Você pode baixá-los na Play Store (Android) ou na App Store (iOS) direto no seu celular.

Fontes: Público e Tecmundo