DICAS PARA EVITAR ASSALTOS E FURTOS NAS RUAS



Com o alto índice de criminalidade nas ruas, a necessidade de se proteger contra ataques e assaltos é cada vez maior, e a prevenção ainda é a melhor solução.
Confira abaixo algumas dicas para evitar assaltos e roubos nas ruas.


1- EVITE ANDAR SOZINHO

Sempre que possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinquentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas avançadas.
Antes de sair de casa faça, mentalmente, o trajeto que você irá percorrer, evitando passar por locais desertos ou pouco iluminados.
Em uma festa, espere pela companhia de um amigo para saírem juntos.
Se sentir a aproximação de estranhos em atitudes suspeitas, troque de calçada, entre em alguma loja/lanchonete/comércio em geral ou em qualquer outro lugar habitado que encontrar e peça ajuda, e mantenha-se sempre alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender pedidos que despertarem desconfiança.
Desconfie SEMPRE de estranhos de conversa envolvente e que tentam aproximação.

OBS.: Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito, dessa maneira é mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito;
Ao parar em pontos de ônibus, dê preferência aos que se situam em locais de grande movimento, como aqueles localizados próximos a estabelecimentos comerciais;


2- EVITE CHAMAR A ATENÇÃO COM BOLSAS E CELULARES

Em primeiro lugar, não carregue grandes importâncias em dinheiro ou outros valores na bolsa ou mochila.
Homens e mulheres devem carregar suas bolsas/mochilas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho.
Antes de sair de casa, separe o dinheiro necessário para pequenas despesas, como café, cigarro, condução, e guarde em um lugar de mais fácil acesso, dessa maneira você evita ter de abrir a bolsa/mochila na rua, o que chama mais a atenção de possíveis assaltantes.
Caso haja a necessidade de abrir sua bolsa, tenha muita atenção para não o fazer em locais com muitas pessoas em volta, procure locais mais seguros e reservados para fazer a movimentação.
Siga diretamente para seu destino quando portar valores, não parando em bares ou casas de diversão;
Seja discreto e evite usar correntinhas, relógios, medalhas, braceletes e outras jóias, e o PRINCIPAL de tudo, não ostente o aparelho celular na rua, pois os celulares são uns dos objetos mais furtados, tanto em grandes centros quanto em lugares mais afastados, já que normalmente estão nas mãos das pessoas distraídas, ou em seus bolsos da parte de trás da calça.
Guarde-o bem e use apenas em caso de extrema necessidade.


3- NO TRANSPORTE PÚBLICO

Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite, e como citado anteriormente, separe antes o valor da passagem para não mostrar seu dinheiro na hora de pagar a condução.
Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista e evite viajar em vagões vazios do metrô ou trem e procure não entrar ou sair do metrô em estações com corredores muito grandes.
Sendo possível, use as estações com acessos rápidos e curtos;

Dentro da condução, coloque a bolsa, mochila, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.
Muita atenção em conduções muito cheias. É quando pequenos ladrões aproveitam para furtar seus pertences sem que você perceba.
Deixe sua bolsa à frente do corpo para dificultar a ação de marginais.

Quando estiver em um coletivo e o mesmo for invadido por ladrões, mantenha-se calmo e não tente nada arriscado.
Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles.
Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro. De maneira nenhuma reaja a um assalto, pois sua vida não tem preço.