DICAS PARA DEIXAR SUA CASA MAIS SEGURA ENQUANTO VOCÊ VIAJA


O meio e o final do ano são as épocas preferidas para quem gosta de colocar o pé na estrada, já que esses períodos coincidem com as férias escolares, ideal para quem quer passear e curtir uma folga ao lado da família.
Mas viajar não é tão simples quanto parece, já que, por mais que a gente tente se distrair e descansar, ficar fora de casa por muito tempo sempre pode causar uma certa preocupação e desconforto a respeito da segurança da casa.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, em São Paulo, quadrilhas organizadas atacam uma residência a cada 3 dias. Na cidade do Rio de Janeiro, os roubos a casas cresceram 87%. Uma casa vazia se torna, fatalmente, mais vulnerável a esse tipo de crime.

E como se proteger deste tipo de ataque?

Preparamos algumas dicas importantes que você deve levar em consideração antes de sair em viagem.

1. INVISTA EM DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA.
Provavelmente a dica mais evidente, mas não menos importante.
Hoje em dia a gama de empresas de segurança que prestam serviços de monitoramento em tempo real cresceu muito no Brasil inteiro, portanto fica muito mais fácil para você contratar esse tipo de serviço com um preço mais em conta.
Você pode também adquirir os equipamentos por conta própria e também fazer a instalação dos mesmos. Basta que você faça a instalação das câmeras em pontos estratégicos, que peguem principalmente locais de entrada e saída (portas, portões, janelas) e que você possua um HD ligado às câmeras, para fazer a gravação das imagens, dessa maneira você pode visualizar tudo o que ocorreu enquanto esteve fora.
Alarmes também são bem-vindos.

2. NÃO COMENTE SUA VIAGEM COM PESSOAS ESTRANHAS.
Se você já está se programando para viajar, nunca comente sobre os seus planos com pessoas estranhas que você conheceu, por exemplo, em filas, no restaurante, na academia... Nunca se sabe quem está por perto para ouvir e qual é a real intenção das pessoas, portanto sempre mantenha a discrição, isto é fundamental.

3. MANTENHA CONTATO COM PESSOAS CONFIÁVEIS.
Comunique sua ausência a um vizinho, amigo ou parente de CONFIANÇA, principalmente que more próximo a sua residência, para que o mesmo possa "monitorar" os acontecimentos enquanto você estiver fora.
Sempre mantenha contato com essa pessoa para saber se está tudo bem.

4. MANTENHA A MOVIMENTAÇÃO NA CASA.
Se possível, e em casos de ausências mais demoradas, peça a sua pessoa de confiança para visitar a sua casa, e assim demonstrar a presença de pessoas no local.
Enquanto ela estiver na casa, peça para que abra as janelas, cuide das plantas e do cachorro, guarde o carro na garagem etc.
Em caso de apartamentos, deixe uma autorização com o síndico para a liberação da entrada dessa pessoa no condomínio.
* É importante manter a limpeza do local, para não demonstrar abandono.

5. NÃO DEMONSTRE A SUA AUSÊNCIA.
Seguindo a linha de pensamento do item 4, é importante não demonstrar que você não está na casa, portanto não coloque cadeados do lado de fora do portão, pois isso pode denunciar a saída dos moradores.
Desligue a campainha, dessa maneira você confunde quem quiser tocá-la só para saber se há alguém em casa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- Feche as portas com trincos e trancas e sempre reforce a porta da frente com trincos auxiliares.

- Não deixe jóias ou pertences de valor em casa, nem mesmo em cofres. É mais seguro guardá-los no banco ou com pessoas confiáveis.

- Nos condomínios que possuem câmeras, sempre vale a pena conversar com o síndico e pedir que os cuidados sejam redobrados em períodos de sua ausência.

---

Com essas dicas você vai aumentar a sua tranquilidade enquanto viaja e aproveitar mais do seu lazer.
Sempre lembrando que a prevenção é a melhor arma, então não dê bobeira e sempre verifique todos os itens acima antes de sair.
Em caso de qualquer surpresa indesejada, entre em contato imediatamente com o 190 da Polícia Militar.

Um forte abraço a todos!